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domingo, novembro 27, 2011

Caruru de Pai Gildo e Mãe Guilé.

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O Ilê Axé Odara, 
Pai Gildo e Mãe Guilé 
convida a todos para prestigiar 
nossa festa.

panelaCARURU DE IANSÃ E IBEJIS
No Ilê Axé Odara.

Dia 03 de dezembro de 2011

Às 19:00 hs.
Rua São Sebastião, 795. Bairro de Fátima. Itabuna-Ba


ESPERAMOS POR VOCÊ.

A Comida afro-brasileira

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A cozinha africana, pequena mas forte, fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. 

Muitas das receitas que nós costumamos comer, são de origem africana ou seja são comidas afro-brasileiras.
Modificou os pratos portugueses, substituindo ingredientes; Faz a mesma coisa com os pratos da terra; E finalmente criou a cozinha brasileira, ensinando a fazer pratos com macarrão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.
A comida africana reflete as tradições nativas da África, assim como influências árabes, européias e asiáticas. 
O continente africano é a segunda maior massa de terra do planeta e berço de milhares de tribos, etnias e grupos sociais. 
Essa diversidade reflete-se na cozinha africana, no uso de ingredientes básicos assim como na preparação e técnicas culinárias.

Por volta do século 16 a alimentação cotidiana na África, que foi incorporada à comida brasileira pelos escravos, incluía arroz, feijão, sorgo, milho e cuscuz. 
A carne era predominantes de caça (antílopes, gazelas, búfalos e aves). 
Os alimentos eram preparados assados, tostados ou cozidos. 
Como tempero utilizava-se pimentas e óleos vegetais como o  azeite-de-dendê. 
A alimentação dos escravos nas propriedades ricas incluía canjica, feijão-preto, toucinho, carne-seca, laranjas, bananas, farinha de mandioca e o que conseguisse pescar e caçar; e nas pobres era de farinha, laranja e banana. 
Os temperos utilizados na comida eram o açafrão, o óleo de dendê e o leite de coco. 
O cuscuz já era conhecido na África antes da chegada dos portugueses ao Brasil, e tem origem no norte da África, entre os berberes. 
No Brasil, o cuscuz é consumido doce, feito com leite e leite de coco, a não ser o cuscuz paulista, consumido com ovos cozidos, cebola, alho, cheiro-verde e outros legumes. 
O leite de coco é usado para regar peixes, mariscos, arroz-de-coco, cuscuz, mungunzá e outras iguarias.
pimentaOs africanos trouxeram ao Brasil o gosto por novos temperos e a habilidade de improvisar receitas, misturando ingredientes europeus e indígenas. Na falta de inhame usavam mandioca, na falta de pimenta africana, abusavam do azeite de dendê.
A comida que está em nossa mesa todos os dias é composta por muitas contribuições dos povos africanos e dos seus descendentes.
 Cuscuz:é uma herança dos povos islamizados da África ,e é composto de farinha de trigo ou de arroz e servida com carne e verdura, já as nossa cozinheiras introduziram leite de vaca e leite de coco mais carne-seca e o torresmo como complemento.
 Munguzá: esse alimento utiliza o milho debulhado e é preparado com o amido, cozido no leite-de-vaca ou no leite-de-coco, e é adoçado em algumas regiões e temperadas com sal em outras.
 Acarajé: bolo de feijão-macaça temperado temperado e moído com camarão seco, sal cebola, frito em azeite-de dendê.
 Abará: bolo de feijão-macaça preparado com azeite-de-dendê, envolvido em folha de bananeira e cozido em banho-maria.
 Arroz-de-hauçá: arroz cozido em apenas em água, que pode ser servido com picadinho de carne-seca frita com molho de pimenta. 2.sem o molho de pimenta, comida oferecida ao orixá oxalá.
 Bobó: pequeno bolo de massa de feijão mulatinho cozido em água, com sal e banana-terra, a que se junta azeite-de-dendê, podendo ser comido com farinha-de-mandioca.
 Caruru: comida feita a base de quiabo cortado, fervido e temperado com camarões secos, azeite-de-dendê, cebola e pimenta.
 Quibebe: papa ou purê de abóbora (jerimum) com leite.
 Vatapá: papa de farinha-de-mandioca temperada com azeite-de-dendê e pimenta, servida com peixes e crustáceos.
 E a nossa famosa feijoada, feita de acordo com o gosto de cada um.

panela

Mas nunca esquecendo que a feijoada surgiu nas senzalas, feitas pelos escravos que cozinhavam o feijão nas horas de seus intervalos e aproveitavam os restos de porco (rabinho e pés) jogados fora pelos seus senhores.

domingo, novembro 20, 2011

sábado, novembro 19, 2011

Consciência Negra

Partilhar O conceito de raça humana, não é utilizado pelos movimentos negros. 
A Consciência negra é um discurso político, discurso de grupo Social e histórico negado e oprimido.